terça-feira, 12 de março de 2013

Resenha do livro Igreja: Agente de Transformação

Publicado em 2011 por iniciativa de René Padilla e Péricles Couto, este livro precisa ser descoberto  por mais leitores por dois motivos. Primeiro, missão integral é uma tarefa a ser pensada e estudada não apenas por missionários, agências e teólogos, mas também por pastores e líderes e membros de comunidades. E, segundo - talvez ainda mais importante -, a missão integral, amplamente difundidos por meio de palestras, áudios e materiais escritos, têm sido - infelizmente- pouco aplicados no dia a dia das igrejas, nas organizações e na vida pessoal.

Igreja: Agente de Transformação é uma coletânea de artigos de cinco autores hispânicos e cinco brasileiros, explorando um tema ainda pouco estudado na missão integral: o papel da igreja como agente da missão integral. Quais são as relações de uma igreja que é "agente de transformação" com o discernimento comunitário, o sacerdócio de todos os santos, o serviço, a sua natureza comunitária? O capítulo de abertura, "A teologia do da missão da igreja no Brasil", do bispo Robinson Cavalcanti é rico em registros históricos e em análise sobre a atuação da igreja brasileira.


O capítulo final, do pastor Key Yuasa, fala-nos da necessidade de reconhecermos o Brasil, na totalidade de suas dimensões, como nosso campo de missão: " Os teólogos, pastores missiólogos e gente que pratica a missão integral, todos nós precisamos aprender a considerar todas as coisas do Brasil como de altíssimo interesse para a Igreja [...] a fim de que a formulação e o exercício da missão integral, no Brasil, possam ser dignos do país que o Senhor nos concede como herança e tarefa".

Por Klênia Fassoni - Revista Ultimato nº341 - reprodução permitida

Título: Igreja: Agente de Transformação
Autor:  René Padilla e Péricles Couto (org.)
Editora: Ultimato
Páginas: 184

Nenhum comentário: