domingo, 5 de outubro de 2014

Resenha do livro Somente a Fé - Martinho Lutero

O autor dispensa qualquer recomendação, ainda que seja um ilustre desconhecido em terras brasileiras. Apesar de muitos conterrâneos se terem tornado evangélicos, sua compreensão da fé, muitas vezes, não se conecta com os ensinamentos da Reforma Protestante. Até mesmo entre luteranos o ensino de Lutero é pouquíssimo conhecido. Cinco séculos nos separam deste monge alemão que, sem querer, sacudiu a cistandade em 1517 ao afixar na porta da igreja 95 teses sobre o verdadeiro arrependimento.

A melhor maneira de acessar a contribuição que Lutero deu à igreja cristã é deixá-lo  explicar a Bíblia. Ele empenhou-se para que todo cristão tivesse acesso
às Sagradas Escrituras. Por toda a sua vida foi incansável aprendiz da Palavra de Deus. A seleção que o devocionário Somente a fé apresenta nos dá uma bela amostra do seu aprendizado. Como o próprio Lutero foi conduzido pela Escritura para a fé em Cristo Jesus, a marca das suas explicações da Bíblia é "conduzir a Cristo".

Sim, era um "apaixonado por Cristo". Lecionava Bíblia na Universidade de Wittenberg. Também pregava diariamente na igreja da cidade o sermão dos cultos á noite. Esta combinação de ensino acadêmico e popular caracteriza o estilo de interpretação da Bíblia de Lutero. Ele jamais dispensa a busca de compreensão, a reflexão e argumentação. Porém, ao mesmo tempo, sempre visa uma aplicação pessoal, tanto para sí mesmo como para seus ouvintes doutos e humildes.

Faço meus votos de que este devocionário ajude o leitor a amadurecer sua leitura bíblica. Não podemos imitar o reformador que enfrentou os equívocos do seu tempo. Não haveremos de enfrentar os da nossa época. Porém, certamente, podemos aprender dele e nos munir com a Palavra de Deus para lutarmos, hoje, o bom combate da fé.

Nenhum comentário: