domingo, 26 de fevereiro de 2012

Resenha: Livro Evangélicos e Mundo Estudantil - Uma História da ABUB (1957-1987)

O Livro "Evangélicos e Mundo Estudantil - Uma história da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (1957 - 1987)", foi escrito pelo professor da PUC e da Universidade Estadual de Goias, Eduardo Gusmão Quadros, doutor em História pela UNB. A obra é fruto de seu mestrado na Universidade Metodista de São Paulo, sobre Ciências da Religião.

Evangélicos e o Mundo Estudantil, mostra o contexto histórico do surgimento dos grupos de estudo bíblico nas Universidades da Europa, primeiramente através  da ACM e posteriomente da FUMEC até o seu rompimento, surgindo assim o CIEE/IFES, no qual tem o seu braço no Brasil através da Aliança Bíblica Universitária (ABUB), uma parte da história do cristianismo desconhecido por grande parte da igreja, todavia foram estes grupos que começaram a patronizar os conteúdos religiosos no qual chegaram até nós.

O livro aborda as diferentes frentes teológicas que emergiram no começo do século XX, o crescimento do liberalismo teológico e social através da missão estudantil FUMEC e a resposta evangélica de linha mais conservadora com o surgimento da ABUB com uma proposta diversa dos movimentos universitários antigos, valorizando a ortodoxia bíblica através das bases de fé e o convívio de servir as igrejas protestantes e alcançar estudantes não cristãos no campus universitário.

A Obra de Eduardo Gusmão Quadros leva o leitor a conhecer quais foram as posições políticas da ABUB e da igreja evangélica brasileira na época da ditadura militar, o engajamento político dos estudantes cristãos, a grande crise da Aliança Bíblica Universitária na década de 80, motivada pelo ecumenismo e pela ênfase na visão doutrinária de política social, sua volta através do evangelicalismo no campus universitário e na concepção de evangelismo de mudança interna do homem, enfim é um grande guia de erros e acertos e da influência da ABUB na igreja evangélica brasileira.


Evangélicos e Mundo Estudantil - Uma História da ABUB (1957-1987), é uma leitura prazerosa e intrigante, que leva o leitor a reflexão sobre a missão no campus universitário e na concepção do cristianismo como modo de vida. A estrutura do livro trás vários trechos de atas dos congressos e também entrevistas mostrando o ponto de vista dos assessores da ABUB e membros da missão da época. Muito interessante, indicação máxima para quem está no campus  estudantil ou viveu o período histórico citado.

Título: Evangélicos e Mundo Estudantil - Uma história da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (1957 - 1987)  
Autor: Eduardo Gusmão Quadros
Editora: Novos Dialogos

Páginas:151

Um comentário:

REFLEXÕES SOBRE A VIDA disse...

Prof. Infelizmente no seu livros há várias mentiras sobre guilherme falcão. O senhor nunca me entrevistou para afirmar o que o senhor afirma.

Prof. Ms. Guilherme Falcão