quinta-feira, 3 de maio de 2012

Resenha: Livro Como viveremos? - Francis Schaeffer

O livro "Como Viveremos?" foi escrito em 1976 pelo teólogo americano, filósofo e pastor presbiteriano Francis Schaeffer, conhecido por ter fundado uma comunidade missional na Suíça chamada L'abri. Sua obra é muito interessante pois é uma apologética ferrenha ao sistema filosófico humanista e existêncialista de nossa época. 

Francis Schaeffer aborda em sua obra como foi contruída a sociedade em que vivemos, passando pela Roma Antiga, Idade Média, Renascença, Reforma, Iluminismo, Modernismo até chegam nos dias atuais. Ele aborda o sistema filosófico e artistico de cada período, citanto  os principais pensadores e suas filosofias, assim levando o leitor a entender a influência deles na igreja e na sociedade, por outro lado ele mostra o que não está em conformidade com os ensinamentos bíblicos, afastando assim conceitos errados que muitas vezes já temos, devido não nos atentarmos as raízes de nossa cosmovisão pessoal sobre o mundo.

A obra "Como Viveremos?" é realmente um achado que é ainda muito desconhecido no Brasil, todavia deve ser lido por universitários, pastores e todos que procuram respostas sobre as indagações da vida, da fé e queiram encontrar esperança em nossa sociedade.

A crítica de Francis Schaeffer faz refletir o porque a humanidade, isto é, o mundo ocidental passou por diversas transformações, todavia a busca do homem em criar  um sistema político bom e estável para a sociedade, nunca foi de fato bem sucedido. O livro "Como Viveremos?" deixa claro que quando o homem busca uma independência de Deus, sua moral é corrompida e se isto ocorre em uma sociedade inteira, este já é um indicío para a sua queda. Ótima leitura.

Interessou, compre o seu livro novo ou usado:Como Viveremos 

Título: Como viveremos?
Autor:  Francis Schaeffer
Editora: Cultura Cristã
Páginas:  223

Nenhum comentário: