sábado, 18 de maio de 2013

Resenha do livro O Teste da Fé

Em algum momento da vida, nos deparamos com incertezas sobre as coisas em que acreditamos, sobre a inexplicabilidade de fenômenos naturais ou até mesmo sobre a própria existência de Deus – se ele de fato existe ou se isso não passa de uma fantasia. Acredite cientista que passaram anos estudando tiveram a mesma dúvida; outros nem sequer apostavam na hipótese de que as respostas para suas perguntas estariam em Deus, porém descobriram o contrário.

Ao longo de O Teste da Fé (que vem acompanhado de um DVD, um documentário sobre a relação entre a fé e ciência), o leitor encontrará dez testemunhos de cientistas que vieram à fé e de cientistas que jamais a abandonaram, mesmo depois de submersos no mundo científico. Cada um deles fala um pouco sobre a maneira como foi apresentado ao cristianismo, suas primeiras reações e sobre seu próprio universo dentro da ciência, que varia entre astrofísica, biologia celular e molecular, neurobiologia, física matemática, ciências midiáticas e astronomia.

A suposição corrente hoje em dia de que fé e ciência não podem andar lado a lado não se sustenta. Acredita-se que, um evento é provado cientificamente, qualquer explicação teológica sobre ele deve ser refutada. Da mesma maneira, se um milagre pode ser explicado cientificamente, ele já não é mais um milagre. Depoimentos como os dos cientistas Jennifer Wiseman, responsável pelo projeto do telescópio Hubble, e Alister McGrath (Teologia Pura e Simples, Ultimato, 2012), PhD em biofísica e professor de teologia histórica, relatados em O teste da Fé, mostram como aversão entre ciência e fé pode ser desconstruída.

Por Fernanda Moreira, Revista Ultimato n.342

Título: O Teste da Fé 
Autor: Ruth Bancewicz
Editora: Ultimato
Páginas: 320 páginas

Um comentário:

Robson Fernandes disse...

O Teste da fé é uma tentativa de mostrar a existência de Deus no meio científico a partir da apresentação de alguns cientistas. Contudo, o material Teste da Fé é evolucionista teísta, e defende os pressupostos do liberalismo teológico quanto a interpretação bíblica, tratando o Gênesis como "mito".

Estive presente no lançamento em Recife, no dia 12 de setembro de 2013, e pude constatar pessoalmente isto.

É uma pena que a Ultimato esteja apoiando essa iniciativa.

Um Nota de Reprovação com o apoio do Dr. Marcos Eberlin e de Enézio Almeida pode ser vita aqui: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=622197714492157&id=100001058027539

Pr. Robson T. Fernandes.