segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Resenha do Livro Como compartilhar sua fé

Paul E. Little no seu livro nos instrui a como compartilhar nossa fé, como falar de Deus para os nossos colegas, amigos, conhecidos...Logo no prefácio, ele afirma: “Cada geração tem a responsabilidade de alcançar sua própria geração”. “A Comissão de nosso Senhor [...]permanece imutável, ordenando-nos Ele que saiamos por todo o mundo e preguemos o evangelho a toda a criatura” e que o evangelho é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.

O livro é dividido em 9 tópicos:Fundamento Essencial,Como dar um testemunho, saltando barreiras sociais, qual é a essência da mensagem?Que razão temos para crer, Cristo convêm à época atual?Mundanismo:Exterior ou Interior?A fé e a chave,abasteçamos a fonte.

Para podermos compartilhar, primeiro, essa fé deve ser autêntica e verdadeira na nossa vida, nossas ações devem demonstrar a fé que possuímos, já que não se pode separar a fé da conduta.Uma sem a outra é hipocrisia ou pode implicar na perda de uma oportunidade para compartilhar. “A fé, por sua própria natureza, demanda ação.A fé é ação- jamais uma atitude passiva.” “A afirmação que fazemos de conhecer Jesus Cristo produz diferença em nossa vida cotidiana- no uso que fazemos do tempo, dinheiro, da força-influi na classificação que fazemos dos valores.”

O testemunho adequado é o que você concilia suas ações com o que você faz, estabelecendo relações com pessoas não-cristãs,firmar interesses em comum, falar primeiro de algo que a pessoa possa entender, ouvir o que a pessoa tem a dizer, e depois falar algo um pouco mais complexo e mais central, a essência da nossa mensagem, Jesus Cristo,sempre conversando com a pessoa...e em todos os casos agindo com muita paciência e prudência. A mensagem central, como dito anteriormente, é Jesus, sua condição, ou seja, o que ele era, a condição caída de toda humanidade, o fato e o significado de seua crucificação e ressurreição, e o que é ser crente, como ser salvo.

Os exemplos dados estão focados no exemplo de Jesus e nas experiências do autor, já que ele não fala daquilo que só leu, mas tambem de sua experiência aplicando o exemplo de Jesus.

Logo, o livro é instrutivo, muito mais que exortativo, um livro baseado na Bíblia e nas experiências do autor conforme o dado pela Bíblia, nunca esquecendo do ponto central da mensagem.

O autor finaliza sua obra, tratando da necessidade de sempre estarmos, na linguagem dele, “abastecendo a fonte”.

  Por Jessé Pereira Falcão - ABU Manaus

Título: Como compartilhar sua fé
Autor: Paul E. Little
Editora: ABU Editora
Páginas: 160

Nenhum comentário: