terça-feira, 19 de julho de 2016

Resenha do livro O Prisioneiro - José Dilson

O livro O Prisioneiro escrito pelo missionário José Dilson é na verdade praticamente uma continuação de seu primeiro livre intitulado Lágrimas e Milagres. Mas no O Prisioneiro, ele conta a história no qual ficou conhecido no Brasil e no mundo devido a sua prisão no Senegal pelo amor do evangelho.

Na obra O Priosioneiro, José Dilson conta para o leitor como foi  a sua chegada em seu novo campo missionário, o Senegal, após anos como missionário em Guiné Bissau onde implantou diversas igrejas e deixou uma liderança forte entre o povo de Guiné. O missionário e sua esposa são chamados a ir para Dakar e cidades arredores, com o grande objetivo de fazer Jesus conhecido neste país muçulmano. Ao se deparar com milhares de crianças de rua que eram e até hoje são exploradas e aprisionadas por  falsos líderes espirituais islâmicos, o coração    cheio do amor de Cristo de José Dilson ficou contrito e ele e sua família com o apoio e sustento da sua missão decidiram  apadrinhar estas crianças com a criação de um orfanato escola, mas este projeto que nasceu de Deus, trouxe as bem aventuranças da perseguição religiosa.

José Dilson e a missionária Zoe são presos sobre a acusação de um pai de uma das crianças,  que era muçulmano de  converter ao cristianismo o seu filho abandonado, algo que aconteceu de forma voluntária, dá-se inicio a uma longa jornada de prisão, onde o missionário pode compartilhas todas as suas lutas.

O Prisioneiro é um livro que tira toda a capa de triunfalismo do Reino de Deus e mostra o que é ser seguidor de Jesus, na dependência somente Dele, José Dilson conta suas angustias e aflições, como foi usado para glorificar a Deus, seu conflito com a ansiedade e solidão, o renovo do Espírito Santo, sensibiliza o leitor também para a questão da dignidade dos encarcerados, seja no Senegal ou no Brasil, a importância de olhar para eles como homens que merecem o amor de nosso Senhor.

O prisioneiro é um deleite espiritual que tira todo o romantismo de ser missionário e mostra as dores da igreja perseguida, muitas vezes silenciada em nossas igrejas, mostra também o que é buscar e ter a paz de Deus em meio as tribulações desta vida, bem como reflete a nossa dependência além do material de nosso senhor e Salvador para  o sustento de nossas emoções e tempos de dificuldade. Uma maravilhosa obra.

Resenha escrita pelo autor do blog, Paulo Silas Castro


Título: O Prisioneiro
Autor(a) do livro :  José Dilson
 Editora: Z3
 Páginas: 223


Nenhum comentário: