segunda-feira, 21 de julho de 2014

Resenha do livro É preciso saber Envelhecer - Paul Tournier

Envelhecer com significado não é uma tarefa fácil, mas pode ser aprendida com este livro de Paul Tournier. Aposentar-se desejando só lazer e liberdade, sem mais trabalhar, parece não preencher o vazio desse período da vida. Porém, quando devo iniciar essa transição? Segundo Tournier, o mais cedo possível, gradativamente. Portanto, esse não é um livro só para velhos, mas para todos que querem preparar-se para uma velhice com saúde e satisfação, servindo o próximo, à sociedade e, especialmente, ao Senhor.

Entre muitos outros conceitos, dois se destacam, É Preciso saber Envelhecer: segunda carreira e aceitação. Será que posso desenvolver uma segunda carreira "profissional"? Qual é o objetivo maior dessa segunda carreira? Quais são as suas caracteristicas? O livro nos instiga a pensar sobre a preparação para essa e outra carreira, que pode durar uma ou duas décadas. E o conceito de aceitação? Que aspectos da vida exigirão a minha autoaceitação? Afinal várias transições podem acontecer: da saúde a debilidade e à morte, da casa cheia à solidão e, talvez à viuvez; das realizações profissionais e do reconhecimento público à insignificância. Além disso, como será a aceitação mútua entre mim e as pessoas ao meu redor? Como elas vão me enxergar e lidar comigo - e eu, com elas -, se ainda for lúcido?

Como sempre, os escritos de Paul Tournier não dão bons conselhos prontos, mas nos convidam a identificação por meio de casos narrados, vividos  e observados por ele. Cabe a nós refletir e fazer a nossa própria terapia! Convido os leitores a aprender a envelhecer com o autor e uns com os outros, juntos em grupos de reflexão. 

Por Cheng e Wen Lin - Revista Ultimato - nº 349

Título:  É Preciso Saber Envelhecer
Autor: 
Paul Tournier
Editora:  Ultimato
Páginas:  280
  









Nenhum comentário: