quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha: Livro Introdução à Antropologia Missionária

O livro Introdução à Antropologia Missionária transita por uma área pouco explorada na literatura brasileira. Ronaldo Lidório trata dos encontros e desencontros que acontecem há anos entre antropólogos e missionários e, consequentemente, entre seus respectivos campos de atuação.

A proposta é abordar a antropologia aplicadas às ações missionárias de forma histórica concentual e prática, oferecendo uma base para os desdobramentos que envolvam encontto de culturas e evangelização. O texto passa por esclarecimentos históricos, pontunado teóricos influentes com breve revisão bibliográfica, traz elucidações de termos importantes para a área de estudo, mostra as situações e conflitos que vivem antropólogos e missionários em suas tarefas e apresenta ferramentas para o trabalho de pesquisa em disntintos contextos culturais.O autor deixa claro que o maior desafio ao tratar dessa área é a efetiva comunicação da mensagem, ou seja, ser fiel ao conteúdo e, ao mesmo tempo, inteligível e relevante ao leitor.

Os capítulos são curtos, mas cheios de informações. A cada novo conceito e informação, o autor traz um estudo de caso aplicável que contribui para a fixação.Além de ser uma excelente introdução  ao estudo acadêmico e consolidação da perspectiva antropológico-missionária, o livro é também um importante estímulo para a quebra de preconceitos entre os representanes das áreas abordadas, sabendo-se que uma posição equilibrada é benéfica a todos, especialmente ás necessidades dos grupos que são alvo de estudo e atuação de antropólogos e missionários.


Fonte: Revista Ultimato - nº 337 Por Kézia M. Lidório 

Título: Introdução à Antropologia Missionária
Autor:  Ronaldo Lidório
Editora: 
Vida Nova
Páginas:  208

Nenhum comentário: