quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Resenha do livro Sangue, Sofrimento & Fé

Adicionar legenda
Sangue, Sofrimento e Fé trata de assuntos que preferimos "deixar para depois", afinal ninguém qer discutir o que fazer no caso de um pastor ser sequestrado, ou como aconselhar uma missionária que sofreu abuso, ou sentar com a família e deliberar sobre quem fica com as crianças em caso da morte dos pais.

Entretanto, quarenta autores, dos cinco continentes, são unânimes  em dizer aos cristãos: é preciso pensar, orar e se planejar para situações que podem bater à porta de qualquer um. Perseguição, sofrimento por amor a Cristo, martírio, prisão, perda, trauma...são temas melhor digeridos quando situados nos dias distantes da igreja primitiva ou nas trevas da Idade Média.

Porém eles são parte do dia a dia de cristãos em todo mundo. E mais! Nas palavras de Charles Tieszen, cujo  capítulo define com clareza o termo "perseguição", precisamos parar de perguntar "por que" ela acontece, em vez disso, "devemos perguntar  como ela realmente ocorre, porque a presença de perseguição teológicamente falando, é universal, mesmo que a experiência da mesma dependa do contexto".

 O livro traz, além de definições  importantes, fundamentação bíblico-teólogica sobre o tema, orientações práticas para treinamento e cuidado da pessoa envolvida em situação de sofrimento e relatos emocionantes de experiências de quem viveu perseguição ou acompanhou cristãos perseguidos.

Leitura indispensável para missionários, agências e líderes envolvidos com missões e - por que não dizer - para todo cristão que não quer mais deixar para amanhã o que precisa ser conversado já.

Por Lícia Rosalee Santana, Revista Ultimato,nvembro-dezembro de 2014

Título: Sangue, Sofrimento & Fé
Autor:  William D. Taylor, Antonia  Leonora van der Meer e Reg Reimer (Org.)
Editora: 
ULtimato
Páginas:  480

Nenhum comentário: