quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha: Livro Da Suécia ao Brasil - Uma história missionária

Escrito por vários autores, o livro é fruto de uma boa pesquisa em que se reflete amor e compromisso com a verdade. Narra a história do surgimento  da Igreja Batista da Suécia e do ministério do pastor John Ongman (1845-1931), que prestou grande contribuição ao trabalho missionário de seus país.

Em 1892, Ongman organizou, na Suécia, uma Sociedade Missionária que teve o Brasil como um dos primeiros campos e para o qual enviou vários missionários, entre os quais Adolf Larsson, em 1894, e o casal Johansson, em 1911. Estes  últimos foram uma resposta ao apelo dramático de um imigrante sueco reidente no Rio Grande do Sul, que se queixaba que os filhos cresciam analfabetos, que os imigrantes cristãos deixavam sua fé e viviam em trevas, ansiando por uma ajuda missionária. Além desses, outros missionários foram enviados ao Brasil para trabalhar não só entre imigrantes suecos, mas também entre os alemães, que organizavam igrejas e se desenvolveram separadamente.

Conta-se que, entre os anos de 1951 e 1969, 94 missionários suecos chegaram ao Brasil enviados pela Sociedade Missionária Sueca. O trabalho desses missionários alcançou brasileiros também, que pouco a pouco assumiram posições de liderança na igreja. Essa transição, conforme relata o livro, gerou algumas tensões entre a liderança, sueca e a nova liderança brasileira, que tiveram de ser superadas.

A história do trabalho dos cristãos suecos, que começou no Rio Grande do Sul, espalhou-se para outros estados brasileiros e estendeu-se até o Paraguai, Portugal e Angola, e que é contada no livro, relata a vida  simples, as características e dificuldades na vida dos imigrantes e missionários e seu trabalho duro e perseverante.

Fonte: Revista Ultimato - nº 337 PorAntonia Leonara van der Meer

Título: Da Suécia ao Brasil - Uma história missionária
Autor:
Marciano Kappaun, organização

Editora: 
Batista Independente
Páginas:  350

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Gosto muito de ler e este espaço é um dos melhores que encontrei sobre o tema. Não conhecia este livro sobre a igreja na Suécia. Parece ótimo. Em meu blog também comento livros que leio. Um abraço. www.gracaesaber.com