terça-feira, 13 de maio de 2014

Resenha do livro A Morte da Razão - Francis Schaeffer

Seja bem -vindo  A Morte da Razão, Edith, a esposa de Francis Schaeffer, uma vez disse que "é preciso escutar o que a próxima geração está dizendo, escutar as palavras das músicas que estão ouvindo, escutar o significado por trás das palavras. Se é para conseguir uma verdadeira comunicação, há uma linguagem a ser aprendida" (Francis Schaeffer - an authentic life, tradução livre).

O livro A Morte da Razão é um exemplo do que foi a vida de um homem que buscou fazer exatamente isso na geração em que viveu, os conturbados anos 60. Fui publicado, pela primeira vez, em março de 1968, fruto das fitas de gravação de suas palestras a universitários da ABU na Inglaterra.

Schaeffer talvez seja um personagem pouco compreendido hoje,  vulnerável aos estereótipos que simplificam uma figura extraordinária, que deixou um legado importante na formação de líderes de vários continentes. Quanto o livro, talvez se poderia discordar das "culpas" que ele distribui a certos personagens da história. Porém é preciso reconhecer que ele faz o importante exercício de buscar ler o que está nas entrelinhas, no não dito, sobre como as mentalidades mudam e as implicações dessas mudanças na vivência e na proclamação da fé cristã.

Schaeffer buscava desvendar o pano de fundo histórico das tendências do pensamento moderno. O pensamento humano teria se tornado fatalmente autônomo da revelação bíblica. O ser humano e sua pretensa autonomia estariam agora no centro do conhecimento e da definição da realidade.

Ele foi o profeta de seu tempo e dos tempos que ainda viriam, incluindo o nosso. Quem o conheceu revela-nos que ele era não só um leitor voraz, mas também um profundo conhecedor da cultura popular de sua época, o tipo de pessoa que subia uma montanha para passar horas discutindo com hippies sobre o que norteava suas vidas. Uma pessoa sensível, um coração evangelista, um livro bem-vindo para nos inspirar a seguir a exortação de Edith de que sejamos fiéis e conectados com a nossa geração.

Fonte: Revista Ultimato - nº 348  Por Ricardo Wesley M. Borges

Título:  A morte da Razão
Autor:
Francis Schaeffer

Editora: 
ABU Editora e Ultimato
Páginas:  104

Nenhum comentário: