terça-feira, 4 de novembro de 2014

Resenha do livro Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos - John Stott

O título Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos é um dos últimos livros do John Stott, teólogo anglicano, que foi pastor da Rainha da Inglaterra,  conhecido por ser um dos maiores representantes do evangeliscalismo mundial, sendo destaque no Pacto de Lausanne além de ter fundado e participado de diversas missões.

O livro é um compêndio que aborda diversos assuntos de interesse para toda humanidade, os seus capítulos são verdadeiras cartas que possuem o objetivo de dialogar com a sociedade atual, apresentando a visão cristã, conforme a ortodoxia bíblica.

John Stott aborda temas como guerra e paz, cuidado com a conservação da natureza, pobreza, direitos humanos, trabalho, ética empresarial, minorias étnicas, casamento, sexo, divórcio, questões de gênero, aborto e eutanásia, biotecnologia, relacionamento entre pessoas do mesmo sexo e liderança cristã.

É dificil resumir tudo o que foi lido, todavia em cada leitura a coerência do autor com os principíos bíblicos é algo que surpreendente devido a sua sabedoria, sua análise de diversas correntes dentro do cristianismo, seu diálogo com quem não é cristão. John Stott consegue sintetizar o pensamento humano e dar a resposta cristã em um exercício que torna esta obra um achado entre os títulos cristãos.

Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos, possuí mais de quinhentas páginas, todavia sua leitura abre as mentes para o  próximo, mostra o nosso papel restaurador como igreja de Cristo, é como diz o titulo, um verdadeiro "desafio". Sua leitura não é densa pois o autor e os tradutores tomaram cuidado para usar uma linguagem de fácil compreensão, existe também a participação de outros autores no livro como o médico e professor  de ética na University College London John Wyatt e Matthew Smith. Vale muito a pena ler!

Título: Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos
Autor: John Stott
Editora: Ultimato
Páginas: 600 páginas

Nenhum comentário: