quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Resenha do Livro Política segundo a Bíblia - Wayne Grudem

Escrito pelo professor e teólogo Wayne Grudem, que se formou em uma das melhores universidades do mundo, a Harvad, o livro Política segundo a Bíblia é uma delicada obra a ser recebida pelos evangélicos brasileiros.

O autor aponta uma visão bíblica geral sobre governo, conceitos de certo e errado mediante o olhar da moralidade das escrituras, separação entre a igreja e estado, direitos civis dos gays, porte de arma,  busca por liberdade individuais, além de adentrar em assuntos especifícos da política norte americana.

Wayne Grudem faz parte do partido republicano nos EUA, talvez seja por esta questão que o livro é polêmico, em alguns trechos ele coloca a liberdade individual acima do meio ambiente, adentra na questão de porte de armas e das guerras que os Estados Unidos se envolveram, no qual ela acredita ser positivo para combater o mal que há no mundo, talvez este seja os pontos mais delicados de sua obra, no qual eu como leitor não me senti muito confortável sobre sua visão, mesmo utilizando textos bíblicos. Ele também se posicionou contra os direitos civis dos gays a respeito do direito de ter sua união reconhecida pelo estado.

Wayne Grudem, mesmo com algumas partes polêmicas, é interessante seja pelos amplos conceitos apresentados sobre governo e a igreja, seja pelas analises dos estado de Israel antigo e os princípios de Deus pela humanidade, todavia é uma leitura no qual devemos ter o cuidado de filtrar, ou seja reter o que é bom, pois a questão política e a Bíblia está em amplo debate e é complicado fecharmos com um único posicionamento.

Enfim se o leitor procura uma visão conservadora da direita norte americano, que representa uma parte significativa de evangélicos nos EUA e aqui também a leitura pode enriquecer o pensamento desta escola, inclusive para entender os pontos de lógica entre como pensa uma das correntes do partido republicano americano.

Título:Política segundo a Bíblia
 Autor: Wayne Grudem
Editora:Vida Nova
Páginas: 191 pag.

Nenhum comentário: