segunda-feira, 23 de maio de 2016

Resenha do livro Fé Cristã e cultura Contemporânea

O livro Fé Cristã e cultura Contemporânea, é na verdade um compilado de artigos de grande relevância sobre  a cosmovisão cristã, igreja local e transformação integral. Seus organizadores são membros do L'Abri do Brasil, organização cristã de fé reformada, que surgiu na década de 60 pelo filósofo e pastor Presbiteriano Francis Schaeffer na Suiça.

O primeiro artigo é uma profunda análise do pastor e mestre em teologia e ciência da religião, Guilherme de Carvalho sobre a responsabilidade Cristã da igreja e suas implicações, mostrando diversos pontos que as grandes tradições evangélicas lidam com a questão, inclusive o autor analisou como isso foi tema de debate no Congresso de Lausanne de 1974, ele também apresenta a sua visão que faz uma ponte com o pensamento de uma escola de pensamento reformado da Holanda, cujo o principal nome é Abraham Kuyper.

Em seguida vem um enriquecedor artigo do Rodolfo Amorim Carlos de Souza, mestre em sociologia pela UFMG, o autor que é um dos fundadores do L'abri Brasil apresenta o pensamento sobre arte  de Hans Rookmaaker, professsor da escola livre de Amsterdã,  um cristão reformado que foi destaque ao ensinar o que é uma cosmovisão cristã na arte, inclusive sendo destaque no mundo acadêmico de sua época O interesse dos artigos apresentados por ele, em forma de capítulos é como o autor conseguiu sintetizar pensamento de Rookmaaker sendo muito pedagógico em sua exposição.

Os professores universitários Leonardo Ramos, Matt Bonzo, Claudio Antônio Cardoso Leite e o diretor do L'Abri da Inglaterra Andrew Fellows, enriqueceram ainda mais o leitor com seus artigos que versaram sobre o individualismo na cultura ocidental, suas consequências práticas na vida da igreja e da sociedade, trazendo todo o arcabouço filosófico e histórico de como ocorreu esta mudança radical. Os autores também buscaram respostas a esta grande crise humana, apontando para o caminho da redenção de Cristo e convocando os cristãos a exercerem o seu papel social e ministerial de levar todas as esferas da vida para o Senhorio de Jesus.

O livro é um compêndio do conhecimento com uma espiritualidade viva em suas linhas que o leva a pensar a fé de forma sobrenatural e racional, onde nós cristão não podemos negligênciar nossas responsabilidades de ser sal e luz do mundo, em um ambiente de trevas em diversos campos da ciência e da vida humana. O livro é muito pedagógico, ensina o leitor os caminhos que a nossa sociedade foi construida e como o seu distanciamento do Deus verdadeiro trouxe graves consequências nas gerações do século XIX, XX e do século atual. Um livro intelectualmente magnifico e que nos leva aos pés de Jesus como resposta, não de forma simplista mas com uma grande base da tradição reformada.

Título: Fé Cristã e Cultura Contemporânea
Autor(a):  Vários

 Editora: Ultimato
 Páginas: 219



Nenhum comentário: