domingo, 20 de maio de 2012

Resenha: Livro "Cristianismo" Diabólico

Há algum tempo, certo missionário que ficou muitos anos fora do país voltou ao Brasil. Logo no caminho para casa, percebeu que vários outdoors e anúncios publicitários trazia a mesma frase "Tá Amarrado!". Pensou tratar-se de algum apelo comercial ou até mesmo propaganda de rodeio. Ficou sabendo que não. O anúncio era de uma igreja, convidando os transeuntes para um de seus cultos de libertação. A história é real e o missionário em questão não é o pastor congregacional Segisfredo Wanderley. Mas bem poderia ser ele. Crítico ferrenho de modismos eclesiásticos e da distorção cada vez maior da fé evangélica no país, ele acaba de lançar um livro que já choca pelo título: O "cristianismo" diabólico

Esqueça o ocultismo, ritos satânicos e crenças afins. O livro é sobre a fé cristã, mesmo - pelo menos, o tipo de evangelho que vem sendo pregado em muitos púlpitos país afora. Uma fé que troca o discipulado, a cruz e a santificação por interesses terrenos e imediatos, como prosperidade financeira, além de dar destaque desmedido a uma suposta luta contra as trevas, em que se acredita ser possível vencer o diabo com declarações como a daqueles outdoors. Wanderley também reserva grande parte de sua obra para discutir o que considera ser um ponto de nevrálgio da crise da Igreja nacional: sua liderança. Para ele, uma cúpula muito mais preocupada em controlar os fiéis e realizar os próprios interesses atravé deles - gente que coloca a agenda pessoal acima da causa de Cristo.

Mas o "cristianismo" diabólico está longe de ser uma simples crítica a religião institucional ou mesmo um sumário de erros e distorções. A obra, aliás, pouco entra em detalhes e evita um confronto direto com os vilões do púlpito. Uma pena, é verdade - mas, atitude  perfeitamente  compreensível  diante da proposta da obra. Apesar de dividir os capítulos como se fossem cartas, o autor prima por um texto rico e cheio de erudição, permeado por citações de Pascal, Cherterton e C.S. Lewis. Cristianismo puro e simples, de Lewis, aliás, é um ótimo exemplo para se entender o propósito de Wanderley: refletir sobre aspectos fundamentais ao Evangelho, como renúncia, a imitação de Jesus e a santidade. Valore diante dos quais convites simplistas como "Pare de sofrer" não são os mais adequados.

Fonte: Cristianismo Hoje - edição junho/julho de 2011

Título: "Cristianismo" Diabólico
Autor:  Segisfredo Wanderley
Editora: Danprewan
Páginas: ---

4 comentários:

ptpf disse...

comecei a ler este livro hoje e ja nas primeiras paginas senti a verdade ecoar e me fazer refletir muito no que seria o verdadeiro cristianismo. ja deu pra ver que o livro é muito bom e preciso nesses dias. estou gostando muito.

ptpf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
juliano cesar de oliveira disse...

Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

RAREROCK DVDS disse...

Estou estudando e percebo a mais pura realidade no momento atual cristao no brazil..uma pena.. o livro muito bom Gilmar C.Santos