domingo, 20 de maio de 2012

Resenha: Livro "Cristianismo" Diabólico

Há algum tempo, certo missionário que ficou muitos anos fora do país voltou ao Brasil. Logo no caminho para casa, percebeu que vários outdoors e anúncios publicitários trazia a mesma frase "Tá Amarrado!". Pensou tratar-se de algum apelo comercial ou até mesmo propaganda de rodeio. Ficou sabendo que não. O anúncio era de uma igreja, convidando os transeuntes para um de seus cultos de libertação. A história é real e o missionário em questão não é o pastor congregacional Segisfredo Wanderley. Mas bem poderia ser ele. Crítico ferrenho de modismos eclesiásticos e da distorção cada vez maior da fé evangélica no país, ele acaba de lançar um livro que já choca pelo título: O "cristianismo" diabólico

Esqueça o ocultismo, ritos satânicos e crenças afins. O livro é sobre a fé cristã, mesmo - pelo menos, o tipo de evangelho que vem sendo pregado em muitos púlpitos país afora. Uma fé que troca o discipulado, a cruz e a santificação por interesses terrenos e imediatos, como prosperidade financeira, além de dar destaque desmedido a uma suposta luta contra as trevas, em que se acredita ser possível vencer o diabo com declarações como a daqueles outdoors. Wanderley também reserva grande parte de sua obra para discutir o que considera ser um ponto de nevrálgio da crise da Igreja nacional: sua liderança. Para ele, uma cúpula muito mais preocupada em controlar os fiéis e realizar os próprios interesses atravé deles - gente que coloca a agenda pessoal acima da causa de Cristo.

Mas o "cristianismo" diabólico está longe de ser uma simples crítica a religião institucional ou mesmo um sumário de erros e distorções. A obra, aliás, pouco entra em detalhes e evita um confronto direto com os vilões do púlpito. Uma pena, é verdade - mas, atitude  perfeitamente  compreensível  diante da proposta da obra. Apesar de dividir os capítulos como se fossem cartas, o autor prima por um texto rico e cheio de erudição, permeado por citações de Pascal, Cherterton e C.S. Lewis. Cristianismo puro e simples, de Lewis, aliás, é um ótimo exemplo para se entender o propósito de Wanderley: refletir sobre aspectos fundamentais ao Evangelho, como renúncia, a imitação de Jesus e a santidade. Valore diante dos quais convites simplistas como "Pare de sofrer" não são os mais adequados.

Fonte: Cristianismo Hoje - edição junho/julho de 2011

Interessou, compre o seu livro novo ou usado: Cristianismo Diabolico

Título: "Cristianismo" Diabólico
Autor:  Segisfredo Wanderley
Editora: Danprewan
Páginas: ---

4 comentários:

MARCELO disse...

comecei a ler este livro hoje e ja nas primeiras paginas senti a verdade ecoar e me fazer refletir muito no que seria o verdadeiro cristianismo. ja deu pra ver que o livro é muito bom e preciso nesses dias. estou gostando muito.

MARCELO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou estudando e percebo a mais pura realidade no momento atual cristao no brazil..uma pena.. o livro muito bom Gilmar C.Santos

João Paulo disse...

Como consigo em PDF